No chat de sábado passado, foi-nos questionado sobre a possibilidade de trabalho com poesia na Educação Infantil.
Ressalto que SIM, É POSSÍVEL.
Trago sugestões extraídas do texto Múltiplas Linguagens de Meninos e Meninas no Cottidiano da Educação Infantil, de Márcia Gobbi.
Ler as poesias para as crianças para que se familiarizem com essa linguagem é essencial.
Brincar com os sons das palavras criando trocadilhos, rimas, aliterações.
Brincar com as palavras e letras tornando-as objetos, alterando o tamanho e o tipo das letras, associar imagens e letras, utilizando histórias em quadrinhos, cores diversas, cartazes. Pode se fazer móbiles pequenos e espelhá-los por diferentes lugares das creches e pré-escolas ou gigantes, tais como cortinas poéticas, que se transformam em espaços nos quais as crianças entram, brincam, trocam letras, tocam, cheiram e até, em alguns casos, as comem, por que não?
Brincar com os sentidos das palavras originárias de diferentes regiões ou países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário